sábado, 18 de fevereiro de 2012

Olá!
Você conhece o GEIJC?



Criado em 2006, o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Juventude e Cultura Contemporânea (GEIJC), é  
 vinculado ao Núcleo de Pesquisas em Psicologia do Instituto de Ciências Humanas da UFMT, Campus de Rondonópolis e teve origem nas atividades do Grupo de Pesquisa Aprendizagem, Desenvolvimento Humano e Processos Educativos, já extinto. Tem por objetivo agregar pesquisadores do campo da Psicologia e áreas afins que tenham como foco de pesquisas a infância, a juventude e seus engendramentos com as produções e práticas culturais, sociais e educativas no mundo contemporâneo. As pesquisas desenvolvidas pelo grupo têm como eixo de articulação o empreendimento de um olhar crítico sobre a produção de pesquisa no campo, a partir de diversas perspectivas teórico-metodológicas: Psicologia Cultural, Construtivismo e Construtivismo Sociocultural, Teoria Crítica, Sociologia da Infância e o Paradigma da Complexidade. Desse modo, as pesquisas desenvolvidas buscam mapear os olhares e narrativas sobre os sujeitos (e produzidos por eles)envolvidos nessas práticas e produções; analisar os processos de aprendizagem e de desenvolvimento humano a partir das possibilidades e configurações do sujeito no mundo contemporâneo. O grupo vem desenvolvendo atividades de pesquisa (Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado) e de extensão (Projetos, Eventos e Cursos) e divulgando suas produções em congressos, livros e periódicos no Brasil e no exterior. Mantém intercâmbio com pesquisadores do Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho - Portugal; da Universidade Estadual Paulista (UNESP); da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP); Universidade Federal do Pará (UFPA); Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
O GEIJC está sob a liderança dos professores Raquel Gonçalves Salgado e Leonardo Lemos de Souza. 
A Brinquedoteca é um dos espaços nos quais são desenvolvidas as pesquisas do GEIJC.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário